Agregador e rede social

Redimensionar imagem usando o Paint do Wondows XP (Parte 2)


3 - Redimensionando:

O que nós vamos aprender agora é REDIMENSIONAR (para 200 x 200):
Vamos acessar o Paint a partir da imagem (antes, nós acessamos o Paint e buscamos a imagem). Para isso, acesse a pasta "Meus documentos", depois, dentro dela, a pasta "Minhas imagens". Clique na imagem com a tecla direita do mouse (lembre-se, com a tecla DIREITA, como a imagem abaixo). Vai abrir uma caixa de diálogo. Clique em Editar(agora com a tecla esquerda):
Observação: sua imagem deve abrir imediatamente o programa editor padrão do Windows XP, que é o Paint. No entanto, isso nas configurações originais. Se não abrir no Paint, volte o processo e ao invés de clicar em editar, clique um pouco mais abaixo em "Abrir com", que apresentará uma série de programas com os quais a imagem poderá ser aberta. É só escolher o Paint.

Uma vez aberta no Paint, clique em Imagem, depois em "Alongar/Inclinar" .
Vai abrir a seguinte caixa de diálogo: Nela, a imagem aparece a 100% horizontal e 100% vertical:

Faça as contas: Uma imagem com dimensões de 370 x 370, em quantos por cento(%) precisa ser reduzida para ficar com um tamanho de 200 x 200? Se voce quiser, pode até utilizar uma calculadora para chegar a um número exato. Eu reduzi a 55% (55% na vertical e 55 % na horizontal) já que a imagem tem medidas iguais.

Observação: Após definir o percentual para redução, clique em Ok.
Para ver quais as dimensões da imagem, clique em "Imagem" e depois em "Atributos". Note que minha imagem ficou com 204 x 204. É quase o valor desejado (200 x 200), mas ainda algo precisa ser feito.
Eu posso eliminar o número 4 (substituindo-o por um zero= 200), de largura e de altura, pois o corte na imagem será mínimo. Mas eu também posso cancelar a última edição nesta imagem e redimensionar com um valor mais aproximado (já que eu tenho agora uma boa base). Para isso, devo clicar em Editar e depois em Desfazer, que a imagem volta ao padrão anterior.
Fizemos isso e redimensionamos a 54% (largura e altura): Veja abaixo:
O resultado foi que a imagem atingiu o tamanho padrão, de 200 x 200, como voce nota abaixo:
Por fim, basta clicar em OK para salvar.

Na próxima aula nosso tutorial ensinará como redimensionar e formatar imagens usando o Paint no Windows 7. Até lá!

Voltando para o post anterior (Parte 1)