Agregador e rede social

Redimensionar imagem usando o Paint do Wondows XP(Introdução)

Redimensionando imagem com o Paint do Windows XP Professional
Muitos agregadores de links utilizam vários padrões de tamanhos para imagem do post. O Ocioso, o LinkAtivo, o Colmeia e vários outros utilizam quadrados a 140 x 140 (140 pixels, altura vezes largura).

Há também outros que utilizam retângulos. O Ueba, por exemplo, utiliza como imagem padrão um retângulo de  200 x 150(200 de largura por 150 de altura). Segue a mesma linha o Link Loco, com imagens de 150 x 120 (150 de largura por 120 de altura).

O LinkEsfera já utilizou vários formatos. No início, usávamos o padrão do Ocioso(140 x 140). Depois, usamos imagens a 120 x 120. Durante um longo tempo usamos imagens a 100 x 100. Chegamos a usar um formato a 468 x 60. Por fim, nosso padrão atual é de 200 x 200.

A tendência do formato quadrado dominou a web. Vimos até mesmo os grandes portais de notícias inclinando-se a este padrão (não vamos citar exemplo, porque este não é o objetivo). Mas o padrão de 140 x 140, apesar de ser predominante em agregadores de links, deixa algo a desejar: a exposição perfeita da imagem. É pequeno, não deixa o leitor tomar gosto pela imagem.

Especialista no assunto afirmam que artigos chamam mais atenção dos internautas por imagens que por textos, confirmando o ditado que diz que "uma (boa)imagem vale mais que mil palavras". Por isso, nós que administramos sites agregadores batemos tanto nessa tecla. E para nós do LinkEsfera, esse aspecto é tão fundamental que aumentamos o tamanho padrão de imagens para 200 x 200(altura vezes largura). Isso permite que o internauta "veja bem" o que encontrá após o clique.

Apesar da maioria do monitores de computadores, principalmente os mais modernos, terem formatos retangulares, o quadrado segue prevalecendo. Portais como G1 e R7 não abrem mão de suas imagens grandes e quadradas, que tem como referência o conjunto do site, não o monitor necessariamente.

Vamos aprender como redimensionar e/ou recortar imagens no formato ideal para o LinkEsfera, usando o Window XP?

Próximo post! (Parte 1)