Pois bem, é muito importante, sim. Vou tomar aqui como exemplo um post que acabamos de publicar. Veja:
Título do post (ou cabeçalho):
Desenhos – Caricaturas de Chico Anysio feitos por vários cartunistas
Nome da imagem:
"Chico-Anysio-cartunistas-desenhos-homenagem"
URL da imagem (achada pelos motores de busca do Google):
http://www.google.com.br/imgres?q=charge+chico+anysio&start= (ocultamos a partir daqui)
TAGs(palavras-chaves) do post:
Caricaturas, Caricaturas de Chico Anysio, Charge, Chico Anysio, Desenhos, vários cartunistas
Perceba que a palavra-chave, Chico Anysio, é encontrada no tema, na imagem e nas TAGs do post. Por isso o Google reportou o nosso site para a busca feita pelo internauta.
Confira o resultado:
Clique na imagem para ampliar |
A nomeação adequada da imagem foi responsável por este acesso ao site. É possível dizer que esta visita estaria abrindo outro site, não o nosso, caso o usuário não tivesse feito uma boa postagem, principalmente nomeando a imagem ilustrativa. Abaixo está uma prova viva:
Note que a imagem foi "achada", e com ela, o site. Há casos em que um site apresenta uma imagem, mas aqui uma imagem apresenta um site como resposta à pesquisa no Google.
Para encerrar, espero que voce aplique essa dica em seu site ou blog, mas sobretudo quando publicar um link em nosso site, sempre lembrando que as imagens aceitas devem ter tamanho de 200 x 200 e estar em formato JPEG. Se tiver dúvidas quanto a estes parâmetros, faça o seguinte: visite nosso site LinkEsfera, salve uma das imagens de algum post ali publicado e veja o tamanho padrão. Ao enviar seu link, faça igual.
Outra coisa, algumas pessoas enviam links, tendo que aceitar que conhecem nossa 'Política de Postagem', mas não conhecem, pois descumprem as regras. Por exemplo, muitos posts não são aprovados pela moderação porque tem uma imagem de ilustração repetida, isto é, que já foi usada em outro post. Isto está nas regras da política de postagem.
Um forte abraço e até a próxima dica para usuários do agregador LinkEsfera!